Exame Google AdWords Professional

Para dispor de um certificado do Google AdWords precisa conseguir aproveitamento em pelo menos dois dos exames que são apresentados pela Google, como dando credibilidade a quem queira exercer a actividade de gestão de campanhas AdWords.

Este programa mundialmente reconhecido, atesta aqueles que demonstram os seus conhecimentos técnicos para aplicar as práticas recomendadas e as ferramentas mais recentemente lançadas no Google AdWords, garantindo que os seus detentores serão capazes de gerir, com eficiência, as campanhas de publicidade por links patrocinados.

Se tiver conta no Google Engage pode qualificar-se para fazer estes exames gratuitamente, de outro modo cada um deles custar-lhe-á $50 US.

Para se tornar qualificado deve fazer o “Exame sobre os princípios básicos de publicidade do Google” mais um à escolha entre os 3 Exames avançados: “Práticas recomendadas intermediárias e avançadas ao marketing de pesquisa”, a “Publicidade gráfica” (YouTube e rede de Display) e “Relatórios e análise” (Google Analytics, o Optimizador de website, a Central de relatórios do Google AdWords e outras técnicas).

Os exames são de duração de duas horas, em respostas de escolha múltipla (geralmente 4 opções para escolher 1), e têm cerca de 110 perguntas (nos que fiz o de princípios básicos tinha 113, o de marketing de pesquisa 109 e o de Publicidade Gráfica 110). A aprovação implica uma percentagem mínima de 85% perguntas certas para os Princípios Básicos, 80% para Marketing de Pesquisa, 75% para os Relatórios e análise e 70% em Publicidade gráfica. A validade dos exames é de 1 ano, excepto para o de princípios básicos que é de dois anos, o que significa que para poder exibir sempre os certificados, terá de renovar os exames quando necessário.

A preparação para estes exames é dura para quem não está habituado a lidar diariamente com o AdWords. Faz-se essencialmente a partir das instruções patentes no programa de Certificação Google e exige um bom bocado de tempo para assimilar a quantidade de informação, de modo capaz a que se possa passar no exame.

Ademais, as perguntas são muito parecidas e podem até estar todas erradas. É verdade, leu bem. Nesses casos a resposta pedida é aquela que possa estar menos errada, o que é muito discutível. Há casos em que todas as perguntas estão certas e a resposta pedida será a que seja mais certa que as outras. Mas o exame está assim preparado e infelizmente nem permite sequer saber quais foram as perguntas correctas, pois no final só lhe dizem se passou ou não e a percentagem de respostas certas que obteve.

Durante estes exames o navegador do seu computador fica completamente bloqueado, pelo que não poderá consultar informações para ajuda se não as tiver escritas, ou em alternativa outro computador ao lado.

Poderá assinalar quais as respostas de que não esteja seguro e voltar a elas no fim, pelo que é boa política não se deter muito tempo naquelas mais duvidosas, e vá avançando com as que sabe de certeza, para controlar melhor o tempo disponível.

Recomenda-se preparação especial para questões que os utilizadores normais passariam ao lado, como as que se prendem com a MCC (Minha Central de Clientes) e noções básicas de inscrição e uso da API do AdWords, bem como um conhecimento aprofundado dos anúncios no Youtube: consulte estas páginas a seguir para melhor informação.

http://www.ipassexam.com/catalog/Marketing/Google-Advertising-Fundamentals-Exam-Revision-Trial

http://www.facebook.com/pages/AdWords-Work-Blog/175917982448599?sk=app_190322544333196

http://www.ucertify.com/exams/Google/adwords-display.html

Certificado de aprovação como Google AdWords Professional

Certificado de aprovação como Google AdWords Professional

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja este vídeo para saber o que deve exigir ao contratar uma agência para gestão de campanhas AdWords:

Be Sociable, Share!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>