Testes A/B ou Testes Taguchi multivariados

Nenhuma campanha de AdWords poderá ter sucesso sem se aplicar uma política de testes permanentes, para procurar melhorar cada vez mais os resultados conseguidos.

O modo mais simples de se fazerem testes, é comparar a página A com a página B, em que por facilidade de expressão se designa por teste A/B.

Estes testes não se limitam ao AdWords, já que podemos sempre querer melhorar os resultados de uma página web, mesmo se não estivermos a custear o seu tráfego.

Quanto melhor resultar um site, mais o seu detentor fica contente, como será normal. Isso é verdade tanto para conseguir vender o Produto A, como para saber que um visitante ficou satisfeito com a página que encontrou, e nela se deteve largo tempo, partindo daí para explorar outras páginas do mesmo site.

Mas quando há dinheiro envolvido, as questões têm uma perspectiva diferente, e por isso nada admira que os proprietários dos sites que investem no seu tráfego, queiram optimizar os resultados com as importâncias investidas.

Nasceram assim os testes A/B, também muito utilizados no AdWords através de dois anúncios diferentes.

Basicamente, para um teste A/B são criadas duas páginas idênticas, em que apenas divergem num pormenor, que tanto pode ser o título de um artigo, a cor duma imagem, o fundo do site, duas fotografias diferentes, a colocação de um formulário, a posição de um link, por aí fora de possibilidades infinitas.

Chega-se assim à fase seguinte que é fazer com que os visitantes sejam direccionados alternativamente para A ou B, de modo a que se possa controlar qual das opções serviu para conseguir a optimização de um resultado estabelecido.

Diz-se no fim que a opção mais benéfica é a página vencedora.

Colocou-se depois um desafio, que é fazer estes testes com diferentes variáveis e em número alargado, deixando de lado a simplicidade de testar apenas um detalhe de cada vez. A Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta que lhe permite fazer estes testes com toda a segurança. No entanto, só é possível para sites que tenham muito tráfego, o que põe de lado logo à partida, muitos sites que não conseguem atingir esse nível de movimento.

É então que se lança mão de um método capaz de fazer estes testes multivariados, sem ter de esperar níveis de tráfego elevados para tirar conclusões, e que depressa conseguem apresentar resultados com uma elevada fiabilidade.

São os testes que usam o famoso Método Taguchi, originariamente utilizados no sector de fabricação de produtos fabris e que ora são aproveitados para conclusões estatísticas aplicadas a resultados de sites online.

O estatístico Genichi Taguchi desenvolveu-o para provar numa variedade de situações de teste a mais do que uma variável simultaneamente, e saber quantas condições diferentes é necessário experimentar para se ser capaz de dizer com relativa certeza que "a" é melhor que "b" ou não.

No que diz respeito ao teste de páginas de destino, aquilo com que se é confrontado é:
1. Decidir o que testar e encontrar boas ideias.
2. Encontrar a melhor solução entre as alternativas testadas.

Existem também opções que seguem essas técnicas de uma maneira aproximada, não tão fiáveis mas que por serem gratuitas, conseguem ter a sua aplicabilidade reconhecida, como acontece aqui, em que se podem testar simultaneamente até 15 elementos diferentes.

Peça Relatório Gratuito

Farto dos anúncios que não lhe trazem clientes com as encomendas que ambiciona?

Pare com os baixos CTR's, preços disparatados e de se interrogar sobre como conseguir os negócios que sempre idealizou.

30 minutos depois da aplicação imediata destas técnicas engenhosas, verá as suas campanhas iluminadas como que por magia.

Obrigatório ler Relatório para dominar o AdWords como um mapa do tesouro. E relaxe depois ao ver o negócio subir!
setas 
Email:
.
 


Cupons AdWords

O Cupom AdWords é um vale-oferta Google de 50 euros para praticar o que aqui aprender. Comece já hoje uma campanha AdWords.

Blog

Participe activamente no blog trocando experiências e resultados para dominar os segredos de uma melhor e mais efectiva formação no PPC da Google.